TARCÍSIO GOMES DE FREITAS – DIRETO AO PONTO – 16/11/20

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me diga atual.com .

    Augusto Nunes Boa noite deste momento o direto ao ponto começa a ser transmitido ao vivo para todo o Brasil pelas emissoras afiliadas à rede Jovem Pan News pelo Canal Jovem Pan News no YouTube no Facebook e do Twitter e pelo aplicativo Pan flix hoje a bancada de entrevistadores é formada por quatro jornalistas Denise Campos de Toledo apresentadora do .

    Economia em foco e do jornal Jovem Pan Carla .

    Aranha repórter da Revista .

    Exame especialista em infraestrutura e privatizações .

    Alexa Salomão editora de mercado do jornal Folha de São Paulo e Silvia Navarro comenta e da RedeTV .

    E editor da revista .

    Oeste o entrevistado desta noite é o ministro de infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas Tarcísio Gomes de Freitas é o atual ministro da infraestrutura com formação militar ele comanda a pasta que tem um dos maiores desafios é a responsável por todos os investimentos públicos feitos no país só neste ano já finalizou mais de 50 obras Tarcísio de Freitas é formado em engenharia pelo .

    Instituto militar do exército que já esteve à frente de missões importantes como a das Nações .

    .

    Unidas para estabilização do Haiti minustah durante o governo da Presidente Dilma Rousseff Tarcísio de Freitas foi diretor-executivo do dnit departamento Nacional de infraestrutura e Transportes e trabalhou na secretaria especial do programa de os investimentos o ministro muito obrigada disse mais nada mais ministro da infraestrutura Muito obrigado pela aceitação do convite é um prazer conversar com o senhor aqui no direto ao ponto é eu começo perguntando seguinte isso dois ministros deram a impressão de que chegaram ao governo já com o programa definido real plano de ação muito claro um previsivelmente o ministro Paulo Guedes a economia ele recebe a impressão de que ele se preparou para ser Ministro da .

    Economia desde criancinha outro foi o senhor eu pergunto quando é que o senhor recebeu o convite e como é que o senhor tinha já um programa pronto senhor esperava ser ministro da infraestrutura Boa noite .

    Augusto .

    Obrigado pelo convite satisfação tá aqui boa noite a todos não esperava ser Ministro foi uma surpresa eu acho que não é o tio o que você planeja eu como criança eu queria ser motorista de caminhão de lixo motorista de ônibus então nunca imaginei que eu sei o início da estrutura um dia aí o convite foi uma surpresa né feita pelo presidente bolsonaro né fui levado até ele por amigos aqui senhora esse cara que pode funcionar no ministério estrutura escuta que ele tem para falar então tive a oportunidade de conversar com o presidente e presidente disse assim para mim e aí que que você vai fazer e eu disse ó vou fazer isso isso isso isso vale tá bom posso gritar viu olhe mais ou menos isso eu acho que o que ajudou primeiro é o fato da gente tem experiência na área e já já vinha trabalhando com estrutura há muito tempo inclusive em outros governos e uma coisa muito boa que o presidente bolsonaro para tua estrutura como a questão de .

    Estado então ele não diz continuou em um projeto ele nos permitiu dar continuidade aquilo que já estava andando né .

    Então nós não Precisamos ajustar muito a rota .

    Então se eu já estava planejado que a gente já estava estruturante na época do programa de paciente investimento no governo temer não se permitiu montar uma equipe técnica e isso é fundamental para o setor de estrutura e ele foi de uma coragem extraordinária porque eu digo se fosse qualquer outro presidente eleito em 2018 não seria eu o ministro isso tudo é provavelmente o ministério estar entregue a algum partido político é e eu não teria a liberdade de montar o time como eu montei eu peguei craques em cada área e coloquei nessa nas diversas funções .

    Então eu tenho um camisa 10 em cada posição time é muito bom eu devo isso ao presidente que teve essa coragem de fazer esse rompimento naquele naquela oportunidade é por isso que de certa forma a gente já veio com o plano e a gente tem que procurar sigo .

    Espanha risco é só já sabia quais eram as obras prioritárias o que eu devia fazer em primeiro lugar tudo isso já sabemos a zona experiência anterior já sabemos que concessões que nós vamos fazer então a gente se estabeleceu quatro objetivos .

    O primeiro é transferir o máximo de ativos para iniciativa privada o segundo resolver os problemas herdados que basicamente são problemas de concessões que deram errado em função de modelagem na algumas modelagens que não funcionaram Quem ficou com o passivo principalmente em rodovias em alguns aeroportos terceiro concluir os .

    Empreendimentos que estavam em andamento que é fundamental Principalmente quando a um cenário de restrição fiscal e o quarto para mim o mais importante o fortalecimento institucional que a esse é o legado é tornar .

    As instituições fortes aptas né a operar a estrutura a prestarem serviço e principalmente a regular o que é a partir do momento que eu vou passar muita coisa iniciativa privada eu preciso fortalecer a regulação Denise Campos de Toledo início Boa noite Boa noite a todos .

    Augusto a gente sabe dos planos não é que são bastante ambiciosos e ampliar os investimentos no país hoje parece ter a .

    E aí dá para gente ter um crescimento mais robusto sustentável com mais atividade agora tem limitações financeiras é o seu mesmo falava dessa questão da dessas limitações e a gente já teve momentos aí de divisão interna do governo quando você falou no pro Brasil para destinar mais recursos para infraestrutura para projetos nós já tivemos inclusive o ministro Paulo Guedes questionando essa possibilidade de uma postura do governo a gente colocar dinheiro o senhor não seria o ministro fura teto mas ele que Sona muito essa possibilidade eu queria saber qual seria a estratégia daqui para frente só levar adiante muitos projetos que já estava em andamento então primeiro dessa questão financeira e segundo de atração de Capital externo que o Brasil continua com nível muito baixo de investimentos inclusive na atratividade a gente não sei não chegou ainda esse ponto da segurança institucional na é de se ter confiança na Perspectiva da economia até questão fiscal e eu já coloco as nessa questão institucional por exemplo que está acontecendo com a linha amarela no Rio de Janeiro que a gente tem interferências da Justiça que acabam tô falando a confiança do investidor também como é que se pode driblar todo esse cenário bom a primeiro é fundamental transferir ativos pense ativos privados por isso o primeiro Pilar nosso de atuação desde o início nem sempre disse olha nós vamos focar Nossa atuação a transferência iniciativa de .

    Adilson iniciativa privada não tenho dinheiro e a gente tem que manter o compromisso com a solvência para o compromisso com a solvência aqui nos permitiu treinar uma trajetória descendente de juros .

    Então os pilares fiscais que foram sendo estabelecidos ao longo do tempo foram importantes resultar num efeito vamos lembrar que a gente terminou o governo Dilma com um patamar de juro na casa dos 14 e meio por cento esse juro veio caindo continuamente depois da aprovação da P.

    EC do teto no governo temer iniciamos o governo bolsonaro com seis e meio e chegamos agora dois por cento paradoxalmente porque a solução que foi dada para academia foi a peladinha fiscal e em toda toda a pressão fiscal a gente conseguiu ainda assim reduzir né e manter o juro nesse patamar mais baixo então é fundamental a gente trazer o investimento privado é por isso que a gente estrutura um programa de concessão que é muito rosto e as pessoas me pergunta vai ser possível trazer o investidor dentro de todas as dificuldades principalmente conjunturais e a resposta é sim porque primeiro nós temos uma tradição de respeito a contrato .

    E aí nós vamos falar um pouco da questão do Rio de Janeiro dois nós temos um portfólio de sete fundamental que ninguém se prepara para entrar no país estuda sistema regulatório e jurídico para participar de um leilão porque a investimento para participar dessas dessas licitações e quando a gente consegue na verdade agregar uma série de ativos quer dizer um ativo combinado com outro forma uma rede gera sinergia no final das contas isso alavanca taxa de retorno 3 e nós temos excelentes ativos o chão nós vamos conceder pensativo privado porto Santos a Rodovia Presidente Dutra as rodovias do Paraná o aeroporto de Congonhas .

    Aeroporto Santos Dumont quatro nós temos estruturação sofisticada hoje a gente dá um tratamento aos riscos de uma forma que é difícil encontrar outro país do mundo que faz igual .

    Então se tratando a questão da sustentabilidade .

    Estamos tratando a questão do risco de câmbio da um tratando a questão do risco de demanda que sempre foi um calcanhar nessas estruturações e o motivo de fracasso de alguns projetos e temos fand você já temos tudo para trazer o investidor investidor que hoje é mais cauteloso que tá procurando opções é que sejam mais seguras em contratos de longo prazo em mercados que tem potencial de crescimento em que ofereça uma boa taxa de retorno é tudo que nós temos para oferecer e eles estão muito interessados nos ativos polícia está muito confiante no sucesso do programa de concessão que só na mensagem estrutura deve gerar encontramos algo então de 250 beatek 12 minutos dois a gente acompanha com atenção a questão da da linha amarela né entendo que a gente que não foi boa sinalização que foi dada e a gente tem crença num desfecho Positivo na justiça para que a legislação e os contratos sejam compridos para que a questão por exemplo da indenização prévia seja observada nesse nesse processo .

    O que é que tá havendo me diz com a linha amarela para quem não acompanha esse problema ou no final das contas temos a encampação ou parte da prefeitura do Rio sem a prévia indenização que é aquilo que é previsto legalmente né .

    E.

    A gente acompanha desfecho no judiciário Porque apesar de a justiça ter derrubado essa essa encampação na forma como foi feita no STJ estiver uma decisão aprende favorável né a encampação naquele modelo e isso está em discussão no plenário do STJ no momento .

    Então vamos vamos torcer para que o desfecho seja adequado Porque isso é uma sinalização importante para o país o .

    Oi Nice Boa noite Boa noite a todos boa noite .

    Augusto o senhor tocou na questão do Risco fiscal que realmente é um tema que está na ordem do dia realmente é muito importante o Brasil tava e vem desse final de ano com essa indefinição se vamos ter um novo programa social que vai representar mais gastos como é que vai ser isso daí e o mercado já vem precificando essa questão nos juros de longo prazo no juros futuros eu queria saber para saber até que ponto essa questão fiscal pode prejudicar aí a atração de investimentos para infraestrutura dado que são investimentos de longo prazo né como é que você tá vendo essa questão de um modo geral eu entendo que a gente precisa fazer primeiro exercício a comunicação a gente precisa comunicar melhor que todo o Governo está alinhado com a questão fiscal tá comprometido com o respeito aos Pilares fiscais mas todos percebemos a importância da solvência quando a gente tenta vender um programa de investimento no exterior o .

    Art o importa a gente vende o país a gente tem que ter a narrativa adequada então o compromisso com os pilares fiscais é muito forte né então só vai haver extensão de programa social sim houver espaço para isso sem nenhum malabarismo fiscal sem rompimento de teto .

    Então essas premissas são muito fortes então esforço que está sendo feito pela equipe de governo e verificar se há espaço no orçamento para acomodar eventualmente mais pessoas no Programa Social e acomodar pessoas é uma tendência os países vão ter que fazer isso os efeitos academia não vão cessar em 31 dedezembro agora a gente só vai fazer isso se houver o espaço agora se nós analisarmos o orçamento Muito provavelmente a gente vai descobrir que há espaço para isso nessa a possibilidade da gente reavaliar algumas políticas públicas a possibilidades a gente vê com algum grau de desindexação com algum grau de desvinculação .

    E se a gente fizer isso nós vamos criar o espaço a incomodar um pouco mais de investimentos e também é acomodar algum alguma ampliação de programa social e isso sem rompimento pelas Pilares estão é o blog uma coisa mais importante esse compromisso com a solvência que o Brasil fez alguns anos nós vamos manter e é isso que vai nos conduzir realmente vai dar tranquilidade para o investidor vem para que a gente possa melhorar lá na frente o nosso rei vim para que a gente ao mesmo e e alcança que o que a gente pretende você quiser aqui é Salomão quem quer completar por favor .

    Inclusive a certeza encontro se eu não me engano esses dias com uma agência de rating como é que foi tocar nesse assunto da questão é o que que você conversou com nós conversamos muito sobre estrutura eu acho que deu para dar um Panorama um overview sobre o que nós estamos fazendo a conversa foi muito boa não é mistério para ninguém que as agências de rating sons se preocupa hoje com duas coisas baixo crescimento e justamente com a manutenção dos pilares fiscais né então a gente comprou também passar tranquilidade com relação a este compromisso que o Brasil tem com os pilares fiscais .

    Alexa mesmo boa noite a todos Ministro é uns dos projetos que o governo é considera prioritário é a b a Remar tá lá no Congresso inclusive tá na agenda dessa semana não sei se vocês conseguiram acompanhar o maior de uma declaração sobre a BR mar hoje disse que eu vou ler tá o projeto de cabotagem é com todo respeito a resolver os problemas do Brasil não podemos cair na armadilha de votar projetos bonitos que não enfrentam os problemas do Brasil como é prioritário para o governo que não entendeu Mas não entendeu a importância do projeto veja o que que é importante que o Brasil que que é prioritário para o Brasil uma série de projetos nós temos que existem projetos que são mais simples e obter consenso outro que são mais difícil obter consenso reforma tributária super importante o Brasil talvez é uma reforma que seja um pouco mais de levante existe uma complexidade principalmente na relação entre os entes Federados é nós temos o pele lugares é importante o Brasil é independência do Banco Central importante o Brasil é swap cambial importante é de dentro isso é importante é BR do mar é importante é autorização de ferrovias é importante é lei de licitações e contratos é importante é todos esses projetos são importantes a P.

    EC dos Fundos é importante é e nós temos uma série de projeto que cria um espaço fiscal que ajudam a gente a caminhar para frente é .

    Então nós não podemos perder a marcha da .

    Então vamos lá privatização é importante é privatização dos Correios é importante é privatização da .

    Eletrobras é importante é então por que que não é faltar ao são fundamentais a cidade uma sinalização excelente para o mercado bom então no final das contas nós temos um somatório de projetos que a gente precisa tirar na frente então onde é que a gente pode começar Talvez eu seja mais simples porque eu quero mais simples é mais fácil construir consenso e a gente se livra logo a gente passa logo porque Vai representar um investimento na ponta perto do mar vai trazer investimento vai de Bento .

    Isso vai trazer investimento vai vai ficar mais fácil eu coloquei um incentivo para uma nova série de investidor que o investidor institucional que vai buscar o dinheiro lá fora que vai me tirar de dentro em moeda estrangeira na regra local é importante é fácil construir consenso para votar de Vento então eu voltar logo é fácil construir consenso para votar correios na minha opinião hoje é porque a sociedade já percebeu que é uma empresa privatizavel na minha opinião seria fácil também construir consenso para votar o PL da .

    Eletrobras porque é uma empresa que precisa investir para atingir as metas do Plano decenal eu vi por ano e só tem capacidade só tem caixa para investir dois três .

    Então eu acho que a gente tem que dar cada fácil de uma vez não é porque de repente a reforma tributária é mais importante mas ela tá mais distante do que diz respeito tá com sono consenso então dá o primeiro passo um botar perto do mar que é facinho de conseguir consenso já tem uma maioria formada já é bem aceito no mesmo barramento como tirar isso da frente vamos voltar vamos passar a próxima janta tive lavar Ministro é a gente sabe que na raiz do maior escândalo de corrupção da história do Brasil senão do mundo estavam as grandes empreiteiras né que acabaram saindo de cena por conta das investigações da lava-jato algumas tentam acordo de leniência outras conseguiram mais é as obras continuam .

    O senhor é um tocador de obras é todo mundo sabe muito bem avaliado no dentro do governo mas também pelo empresariado eu pergunto qual é o perfil das empresas que hoje tocam essas grandes obras são entra a .

    Edson .

    Empreiteira as novas e também aqui em Mendo uma uma continuação para pergunta para não para não ter que voltar na sequência se o Senhor confia nos mecanismos e nas empresas é difícil realização nas .

    Egeo seja um estatais ou até em ferramentas de inteligência mercado sem vento né então a gente teve as empresas grandes que foram varridos pela pela lava-jato eu francamente torço para que ela se recupere por uma razão é primeiro eu acho que eles aprenderam a lição .

    Espero que tenham de fato apreendidos segundo que elas têm acervo .

    Elas têm bons .

    Engenheiros .

    Elas têm condição de prestar ainda grande serviço para o Brasil então seria muito bom que essas empresas e Reabilitação .

    E essas empresas se reabilitando nas podem liderar um processo de transformação no mercado que a gente não pode imaginar também que a corrupção estava restrita as grandes empreiteiras a corrupção perpassa toda nível de empresa .

    Então a gente tem que absorver os ensinamentos que a lava-jato trouxe foram baixo é as empresas novas empresas aparecer na minha caminha kassin inventa não tem espaço fazer quando essas empresas grandes a em cima empresas médias estão se tornando grandes empresas pequenas estão se tornando médios e a gente vê isso o tempo todo o ano a delta foi declarada inidônea a Delta tem um acervo enorme de contrato de manutenção ela cresceu em cima dos contratos de manutenção rodoviário imediatamente aquele espaço foi preenchido por outra em preso na época ccm que começou a entrar naquele nicho de mercado que Léo tão percam vai ser inventando não tem lacuna a gente tá vendo por exemplo concessionários de de aportes de rodovias contratando empresas que nunca trabalhando para poder público e fazer um trabalho extraordinário veja o por exemplo que foi feito no .

    Aeroporto Florianópolis então novas empresas estão surgindo no mercado e e a qualidade do que vai aparecer por aí vai depender muito da postura do Poder povo quem cobra me cobrar a qualidade em cobrar os requisitos técnicos em cobrar indicadores de desempenho e eu confio muito na no controle eu entendo que TC.

    .

    U cg8 tem sido muito dirigente se eles têm realmente apontado para a gente problemas temos permitido agir com oportunidade criamos no ministério uma secretaria destinada ao combate à corrupção que a secretaria de governança integridade nós temos lá dois Delegados de Polícia Federal atuando conosco além de perito criminal de servidoras .

    Egeo para nos ajudar a combater a corrupção a combater os manifestantes queriam programa radar cor anticorrupção ficar sem um super bem sucedido em um controle sempre nos dar um Norte uns a orientação tô vendo o esforço da Polícia Federal agora com sistema satélite que vai nos ajudar também a cantora obras em tempo real então a tecnologia de informação veio para ficar e eu acho que no futuro a tendência que a gente tenha a certificadoras acreditar nos participando da do controle tecnológico dos .

    Empreendimentos e uma participação maior dos Seguros o seguro pode ser uma ferramenta muito importante para evitar desvio não é porque a gente vai ter o banco olhando o empreendimento .

    E no caso de fracasso assumindo aquele empreendimento e até uma vez que uma construtora é mal sucedida no empreendimento aí ela vai estar fora do mercado que a própria seguradora não vai mais lá podes para querer aquele contratante até hoje é possível acreditar na lisura das licitações de obras públicas serviços e claro é óbvio que é um trabalho constante de vigilância né de esforço para evitar problemas mas eu diria que a maioria absoluta das licitações transcorrem sem nenhum tipo de problema pênis mesmo queria voltar essa questão da confiança o meu pai ter país do ponto de vista fiscal porque a gente acompanhando o mercado financeiro dia a dia a gente percebe que há uma dificuldade de atrair dinheiro até para o mercado financeiro mesmo a fase melhor de recuperação de bolsa e sempre está colocada a questão fiscal e o governo tem tido muita dificuldade para conseguir encaminhar um consenso político em todas as medidas necessárias a gente vê que as medidas foram apresentadas estão lá muito tempo é P.

    EC emergencial pack do pacto federativo orçamento do ano que vem ainda não foi aprovado e tem muito ruído que vem do próprio governo para o Brasil trouxe tem antes foi um fator e tô sem estabilidade no momento de maior discussão agora recentemente tem o renda Brasil Renda Cidadã e fica .

    Idas e Vindas você sabe se vai entrar ou não vai entrar no pacote você vai ser criado um novo tributo sobre alguma possibilidade de um governo formar um consenso antes internamente porque a mensagem que passa é que há muita divergência interna do governo quanto ao que realmente se quer fazer e isso é muito ruim do ponto de vista de B e além do que o mercado financeiro .

    Espera eu tô falando o investidor de longo prazo você vê alguma possibilidade de tudo isso ser destravado até o começo do ano que vem beijo vejo possibilidade que que a gente tá vivendo de fato uma uma dificuldade de precificação gente tá vendo preços descontrolados curva de juros futuros subindo o câmbio com comportamento muito mede muita volatilidade isso pela dificuldade que o mercado está tendo de enxergar para onde que a gente vai eu acho que de fato a gente tem que fazer um esforço para comunicar melhor com o serviço é incompatível com o próprio indicadores que nós estamos tendo sem devolver a forma pela qual nós atravessamos a pandemia do ponto de vista econômico e até os resultados mais recentes observe a prévia do Banco Central para o crescimento do trimestre nove pontos 47 por cento então a gente está tendo um comportamento no mercado tem compatível com os números que a gente está apresentando são a deficiência narrativa porque há a percepção que nós estamos disputando na cruz do orçamento que há uma clara intenção de quebrar com os pilares discagem de trazer o último pelo contrário não é nada disso dá onde fato a gente tem que fazer um esforço de comunicar melhor o plano comunicar .

    O que está sendo feito mede de mostrar para o mercado quais serão os gatilhos como é que a gente vai eventualmente aumentar um benefício social na medida do possível respeitando os pilares fiscais então é o exercício que a gente tem que fazer internamente e eu tirei aqui hoje a um consenso que é melhorar essa comunicação é fundamental para trazer tranquilidade para o mercado e não há motivo para não trazer essa tranquilidade a situação não é nem de longe o que tá se pintando por aí pela comprar mas só pega pede desculpa .

    Augusto falta estratégia para aprovação dessas matérias que mais do que sinalização agora estão faltando os resultados concretos é a provar e tem um orçamento do ano que vem você Sabendo exatamente o que o governo pretende incluir nesse orçamento é isso que eu estava perguntando se daria tempo até o começo de 2021 de se ter pelo menos a a lei de diretrizes orçamentárias aprovadas .

    Até porque não se sabe ao certo que vai Vinícius e o rei da cidade entrou não esse é um ponto fundamental um ponto chave .

    Eu acho que o foco do da área política do governo agora tem que estar centrado na votação da lei que é isso que vai dar sinalização que o mercado está esperando a gente controle dos gastos gente tem conversado antes de internamente e já elegemos a ele deu uma grande cordialidade que a gente sabe que isso vai ter influência inclusive no leite daqui para frente então é fundamental que a gente faça a votação da HB.

    O para dar essa sinalização isso aí é realmente está coberta de razão anexa neste pegando carona na na pergunta meu colega aqui de fora .

    A impressão e que ama disputa por Marcos mesmo os cursos dentro do governo e o senhora abriu sua mensagem .

    Inicial dizendo que existem alternativas para abrir espaço fiscal o senhor podia dar um exemplo aqui de uma alternativa para abrir espaço fiscal para investimento por exemplo que eu sinto mais não penalizado olha só nós temos nós estamos num cenário de inflação baixíssima né porque manter determinado os gatilhos de aumento salarial por exemplo vinculados à a inflação porque não travar isso agora saberia alguns passos e a gente vai fazer esse exercício uma série de de itens que estão vinculados lançamento a gente vai abrir um espaço interessante com o ano que vem sem mexendo sem mexer no tempo então esse exercício que está sendo feito no momento chuchu minha estou falando muito brevemente aqui em uma das respostas sobre correios e a gente sabe que não há outro caminho senão a transferência maciça para iniciativa privada para que algumas coisas voltem a funcionar no Brasil já não funcionam bem há muito tempo quem porém nós tivemos a saída recente do Salim Mattar da secretaria de desestatização para muitos analistas houve um freio nessa agenda de privatizações do governo queria avaliação do senhor sobre isso não não houve freio pelo contrário acho que a gente vai acelerar esse processo de privatização porque tá muito claro o seguinte nós precisamos tocar privatizações concessões observa é no ministério nós não temos tantas empresas assim para privatizar mas estamos fazendo a nossa parte estamos trabalhando agora na fusão da pele com a Valec ou seja nós vamos ficar com uma empresa só bem juntinho para fazer planejamento longo prazo e estruturação de projetos a estrutura No Brasil se desenvolveu quando a gente tinha um mecanismo de poupança e um estruturador de projeto associado na veja o que foi o jeito ontem no passado .

    Então a nossa ideia tem um estruturador de projeto hoje muita gente não sabe mas o responsável pela por boa parte da estruturação de projetos dos ativos que estão indo para a concessão então a ideia de criar uma empresa mais enxuta e faça estruturação Para justamente continuar passando ativos para iniciativa privada em dezembro agora a gente vai apresentar para o mercado na consulta Pública até o primeiro a primeira desestatização portuário que vai ser da companhia Docas do .

    Espírito Santo e ao mesmo tempo que a gente apresenta esse primeiro modelo de privatização portuária a gente já tá trabalhando a privatização de Santos vai ser uma grande privatização imagina não é o porto de Santos o maior da .

    América Latina a gente espera tem um resultado fabuloso começa a privatização não tá mandando bem em termos de estruturação é precisamos ter foco então não adianta também chegar que a vamos privatizar a 15 empresa 40 em pé não vamos fazer o seguinte vamos atacar a correia e vamos lá com a .

    Eletrobras são duas boas mensagens boas bons bons Recantos que a gente vai dar para mercado .

    Eu também nós estamos fazendo Santos tem um desinvestimento que está sendo feito o ano que vem o .

    Instagram a estrutura vai transferir para iniciativa privada mais de 50 ativos a gente já vai começar o ano fazendo né No primeiro semestre 22 aeroportos vamos fazer Nova Dutra vamos fazer br-153 baixo Tocantins vão fazer br-163 paramos vamos fazer ferrovia de .

    Integração oeste-leste no segundo semestre a gente faz ferrogrão a gente faz rodovias do Paraná a gente faz aprender a privatização depois que vai ser qual delas então o ministério que começou o governo com 11 empresas que é uma externa estrutura a gente já líquido ou uma que foi a Doca no Maranhão e nós vamos fazer mais algumas três quatro privatizações para a gente vai encolher .

    E na verdade a gente tá indo no limite da perna que a gente tem para estruturar os projetos né porque não adianta também reagir contra a regra do jogo a .

    O Tempo de Mudar a legislação tem que ter festa perto não tem que arregaçar a mãe começar a ser o projeto não adianta você vai ter um tempo de estruturação você vai ter que submeter isso a sociedade o meio de consulta pública vai ter que ouvir a população .

    O que você acha participação social você vai ter que submeter isso ao Tribunal de Contas da .

    .

    União você vai ter que ter um tempo entre a licitação entre publicação do edital e e a licitação prometido para os investidores posso se preparar ou você vai ter que estruturar a operação de venda de mercado por exemplo Porque que a gente ainda não vendeu a participação da .

    Infraero nas FPS das concessionárias de aeroportos que o momento não tá bom para vender se eu vender agora eu vou pegar eu vou estar no pior momento possível para vender as participações então ali vale a pena segurar um pouquinho para vender lá na frente um cenário mas azul no cenário melhor então a gente tem que escolher o momento também de vender a participação das então para vender a participação nós vamos fazer reperfilamento das outorgas nós vamos fazer reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos depois disso desse contrato saneados né porque se sofreram um baque enorme com a pandemia que o setor de aviação foi o mais atingido aí eu fico apto para vender as participações lá daí e as companhias então tem uma questão de time também então acho que o vento também está focado agora em mostrar para o mercado que o privatização é um objetivo importante que vai ser perseguido e sobe a mente é uma medida vai depender do congresso a gente vai ter que ter capacidade de fazer com que essa agenda Faustino e seja pautada no Congresso agora nós temos a sociedade do nosso lado que a sociedade está nesse sentimento .

    Olha já deu tá na hora da gente começar a se desfazer legislativos casa Você tocou no assunto que é muito caro pela revista .

    Exame que a privatização dos Correios .

    Então vem fazendo bastante matéria sobre isso e eu queria aproveitar essa carona pegar carona pergunta do Silvio para o senhor explicar um pouco melhor qual a importância da fusão da SPL com a Valec que inclusive são duas estatais que se eu não me engano hoje elas são dependentes do Tesouro não é .

    Ou seja o curso tesouro tem que custear essas empresas e isso acaba isso vai parar nas despesas discricionárias do o vídeo sobre o teto de gastos né É isso mesmo a nossa ideia é fazer a fusão porque .

    Observe é nós estamos fazer o que fazem exatamente as duas empresas para quem não conhece bem eu ia justamente explicar isso para a gente entender o que que é recusam a Valec ela tá responsável pela construção das ferrovias ela ela tem ela concessionária em própria .

    Então ela recebeu do do do .

    Estado concessões das ferrovias atribuídas por lei .

    Então ela é a concessionária das ferrovias e ela faz a obra em tese exploraria concessão então o que que a gente norte-sul já foi concedido para iniciativa privada fiol estamos preparando a concessão da iniciativa privada quando terminar a concessão da fiam o que restou para Valério .

    Eu não estou nada e aí pele tá escutando por já a tal empresa do trem-bala trem-bala não tem nada hoje é pele está estruturando os projetos de arrendamento portuário tá fazendo a estruturação da venda do porto de .

    Itajaí tá fazendo os projetos de concessão de rodovias então por exemplo 63 Pará é BR381 Minas é pé nova nasceu para tratar do trem-bala morreu não tem mais esse trem bala na já tá bom não tem nada Gilson então não está estruturando projetam que a gente vai fazer a gente funde as duas a gente faz a fusão então pera aí eu preciso de duas áreas mesmo não cismar é meio só eu preciso então eu vou enxugar enxugar ela vai encolher de tamanho né gente tá encolher e ela vai ter foco qual vai ser o foco dela planejamento de longo prazo o plano de logística para faltar os nossos investimentos aqui para frente a convergência e integração do plano de logística nacional com os planos de logística estaduais .

    E aí sim e já agora de tarde situações projeto de licenciamento ambiental agora estruturação de projetos de concessão e licenciamento ambiental gera receita é só almoçar mas em 2019 .

    Aí ele fechou no azul 2020 vai fechar nosso também então toda vez que a gente estrutura uma concessão que ela é bem sucedida .

    Eu tenho um filho daquela concessão que é pago pelo novo concessionário ao estruturador e daí vem a receita da pele e vai ser a receita da infra que vai ser a sua nova empresa a criar vou ser de duas dependentes nós vamos criar uma independente chutinha só para estruturar o programa não estava leque por exemplo era um foco de corrupção de bom tamanho se eu te demitir muita gente que que o senhor fez para na verdade aquilo moralmente a gente vamos dizer tirou muita gente quando a gente chegou muita gente mesmo tanto comissionados como terceirizar Ministério nos primeiros 160 Dias eliminou 170 milhões de reais ano despesa a ligação e como eram coisas que não precisavam estar lá como é que a gente faz porque tem esse contrato porque essas pessoas ganham tanto que que elas estão produzindo para isso aqui esse contato para existir carro tiro tal Serra anos pessoal embora então enxugamos né .

    E fizemos esse trabalho decoração víamos com dirigentes técnicos por exemplo presidente da Valec hoje é um cara que foi um coronel do exército e no professor no imo até o algo para mim no .

    Instituto é a o diretor de engenharia é formado o índio também a gente tá trazendo gente do mercado então assim a gente procurou trazer gente profissional gente técnica para no final das contas na conta do recado e a gente tem um padrão é ético né um padrão de integridade .

    E.

    A forma que a gente teve para mitigar esse risco nós temos três minutos centro do intervalo eu queria perguntar o seguinte a Valec é que foi responsável era responsável pela Ferrovia do Sarney né .

    O Popular resgata quantos anos Demorou saíres age 87/2019 agora só vai concluir quanto tempo ano que vem tá pronto totalmente forma a gente escrever Vinícius pronto Júlia do ano que vem matar todo também na França não tem uma piscina também né que ficou lá atrás é outro problema vamos para o rappi de errar e voltamos aqui a pouco o segundo e último bloco da entrevista com o ministro Tarcísio C Freitas da infraestrutura que já é o direto ao ponto com .

    Augusto Nunes a o conselho de cio com Carlos zambrana que conselho você dá para quem tá escutando a gente agora conselho empreender óleo consegue esse o são diferentes não jogar o prendedor eu diria que é se arriscar sonhar grande ter ambição não ter medo de encarar problemas grandes Porque por mais grande que parece é pode ser factível e aprender por definição a probabilidade de sucesso empreender é muito baixo ou alguma alguma vez cheguei a ver a probabilidade de sucesso e um negócio assim mais 15 por cento e noventa e cinco porcento da própria cidade que você vai falar com o prendedor e é isso é importante ter que teclar teclar é essa que aposta é uma propriedade baixa mas dado isso é a parte de aprender é é a jornada a construir aqui pé qualquer um produto que tá achando o problema e tentar escalar e às vezes está certa vez não vai dar certo mas é melhor falhar você chorando grande e tomando grandes riscos do que tentar é na aprender a fazendo a água pequeno France ou o melhor sim ou se o que consegui escutar e consiga liderar melhor líder do que do que Manager né É .

    E eu acho que o bom Líder é um líder que consegue vender mais do que um trabalho de novo ver a cinco eu li que consegui vender um grande propósito explicar problema vender a solução explicar as pessoas como tuas férias cozinha faz parte de um propósito maior do que cada uma azulzinha procissão conselho de cio com Carlos zambrana .

    E aí [Música] o direto ao ponto com .

    Augusto Nunes a nós estamos de volta para o segundo e último bloco da entrevista com o ministro Tarcísio de Freitas da infraestrutura Silva lavar você continua me escrever então pegar aqui uma extenção do que foi o bloco anterior conforme a gente fechou .

    Augusto fez uma pergunta sobre a Valec Solicito que quando assumiu o ministério foram 170 milhões em despesas com terceirização entre outras demissões de cargos comissionados segunda forma bem objetiva o seu conseguiu desaparelhar verticalmente o ministério é tirar afastar todo aquele pessoal que durante muitos anos de PT ficaram pendurados na máquina é inclusive não só petistas mas também de outros partidos a gente sabe como é que funcionava em Brasília a hora o denit na Bahia vai para o partido do deputado tal é a determina o senhor conseguiu tirar esse pessoal de lá não menos deve tá .

    E então como eu falei Presidente bolsonaro teve uma coragem extraordinária nos deu a facilidade de montar equipe então eu montei lá meu time de secretários né os secretários são são pessoas que conhecem profundamente suas áreas de atuação de cada secretário também buscou trazer o melhor que tinha para suas equipes como diretores como coordenador com coordenadores Gerais temos muita gente carreira né da carreira de estrutura do Ministério da economia temos militares na reserva com experiência na área de engenharia instante temos gente de mercado minha que a gente conseguiu trazer pessoas que queriam ter uma experiência no poder público então pessoas que estão trabalhando nas nossas áreas de estruturação de projetos então com essa mescla mercado gente das Forças .

    Armadas gente de carreira a gente conseguiu fazer um Bom Caldo ali vou dar um exemplo é quando nós .

    Assumimos mas recebemos 8 há 8 companhias de boxe as oito dando prejuízo uma felicidade não existe mais então já li que dão uma empresa as outras sete vi lá então não lucro o porto de Santos dava prejuízo terminou 2018 com quase meio vídeo prejuízo ano passado deu lucro esse ano vai dar um pouco maior ainda a gente tá indo para o maior resultado da história ano passado a gente movimentou 135 milhões de toneladas de capacidade a esse ano vamos movimentar 145 milhões toneladas .

    Então tem um time lá que tá mesclando profissionais de mercado com gente da Marinha na diretoria para a diretoria técnica que está promovendo soluções para quanta coisa a gente alcançou no porto de Santos esse ano nós aprovamos novo nova poligonal do porto mas aprovamos novo pdz do porto nós estamos fazendo nem longe arrendamento ano que vem no início do ano Mas vamos fazer uma leilão de arrendamento nos últimos 20 anos com seus dois terminais de líquida l’amour au ss08 st-08 .

    Ah então tá mandando super bem graças essa a possibilidade nós tivemos de vontade e Mistérios e assim mistério deve tem que ter time texano da .

    Alexia vários projetos que os seus pois são que a gente chama de Green Field do zero não precisa o investidor pé muita grana e pense penso muito longo prazo é quem recebe investidor estrangeiro hoje e acompanha preocupação deles diz que a maioria dos Green Fields hoje só se for chinês ou investidor da .

    Arábia Saudita que o europeu hoje está extremamente preocupado com a questão ambiental que é uma das deficiências o governo bolsonaro lá fora Nossa forma vai muito mal nessa área o pessoal tá exagerando ou isso mesmo tá difícil atrair europeu hoje para projetos na área de infraestrutura no Brasil por causa da questão ambiental .

    Olha é uma eu digo que não é e nós vamos ver vários operadores europeus entrando porque quando a gente pensa em mercado a gente estrutura mercado estrutura cabe numa folha de papel .

    A4 e a esse eu dividir essa folha né no na metade da folha de papel .

    A4 eu vou ter o braço financeiro da estrutura basicamente são os fundos de investimento são os fundos de pensão e os fundos soberanos da um Fundo de .

    Investimento americanos alguns europeus os Fundos soberanos asiáticos e Árabes e os fundos de pensão notadamente americanos e canadenses na outra metade da folha .

    A4 eu vou ter os operadores de estrutura a maioria absoluta dos operadores de estruturas são europeus né .

    Então muitos operadores espanhóis alguns operadores italianos operadores franceses alemães né eu vou ter alguns operadores asiáticos .

    Então qual é o segredo eu vou fazer esse mete eu conseguir aliar o braço Financeira ou operador porque normalmente o braço financeiro não entra sem um operador é e a gente está levando o que nós estamos fazendo os europeus estão de certa forma a gente tem que separar por .

    Open um pouco do que que é guerra .

    Olá pessoal nessa questão da narrativa ambiental e a gente tem que ser colocar fato como nós somos nós Recebemos um legado nós somos uma potência mental isso é inescapável a gente é e continua sendo o Brasil tem a segunda maior reserva Florestal do planeta tem 84 por cento de .

    Amazônia preservada produz o que produzem menos de trinta por cento do território tem 44 por cento de matriz energética renovável alemanha tem 14 não é nós temos assim quando a gente passa pra energia elétrica é mais de oitenta e três por cento de energia elétrica renovável de fontes renováveis é temos que melhorar alguns indicadores e o desempenho algumas áreas Sem dúvida temos e temos a consciência que temos agora estamos fazendo um esforço para trazer a temática da sustentabilidade para o desenvolvimento dos projetos firmamos a acordos com agências giz da .

    Alemanha com claramente bom administrativo essas entidades o desenvolvimento dos nossos projetos trazendo olhar sobre a mudança climática para dentro da estruturação trazendo Que tipo de medidas nós temos que tomar na estruturação de projetos para acessar um outro bolso que é o do Green final .

    Então qual é o nosso objetivo é fazer com que os nossos projetos nação com Selo Verde o acordo de cooperação que nós firmamos um carro de bom de início já para que toda a nossa estruturação Ferroviária nasça com Selo Verde quem sabe o seguinte isso também é inescapável os fluxos financeiros vão para cada vez mais linkados aos padrões ambientais não tem jeito não tem como reagir a isso a gente tem que se preparar para isso a gente quer acessar os marimbondos os melões a gente viu agora recentemente uma emissão de mim Bondes arrumo 500 Milhões de Dólares algo super interessante isso vai se tornar comum nas nossas ferrovias até pelo poder de descarbonização o que nós temos então é nessa linha que nós estamos gente mostra isso para os investidores e eu não tenho muito medo de errar que nós teremos players novos europeus entrando nas licitações que nós vamos fazer já no ano que vem Denise agora eu vou ter a questão das privatizações a gente falava da confiança do investidor pode trazer dinheiro aqui para o Brasil agora tem outro lado a gente sabe que tem uma resistência muito grande a privatização em vários .

    Ares não é e .

    Eletrobras eu queria citar agora porque uma coisa que joga muito contra o que aconteceu com .

    Amapá por exemplo .

    Então eu queria saber qual o papel que se pensa para as agências reguladoras para evitar esse tipo de problema à medida que você quer transferir muita coisa para iniciativa privada que é importante não ponto de vista deficiência não é que se pensa muito e eficiência e foi um desastre Total .

    O que aconteceu com .

    Amapá .

    Então eu acho que as agências reguladoras poderão ter um papel importante para assegurar a situação do Consumidor e por outro lado para que não sobra para o governo ou e na em relação a mais uma vez vocês sombra de dúvida é se a gente aqui é transferir muitos ativos pensativo privado e quero saber se você dedo nisso eu tenho que ter uma regulação forte um passo importante foi dado em 2019 que foi a aprovação da Lei das agências ela trouxe um pouco mais autonomia para agência reguladora ela avançou um pouco mais na questão da agenda regulatória da análise de impacto regulatório e o Segredo agora tá Justamente na escolha dos dirigentes então e aí negociais bem para que a gente possa de fato aprovar no senado dirigente qualificados se a gente for ver os dirigentes o perfil dos dirigentes o currículo dirigentes que a gente colocou agora recentemente não tá aqui e também na na quem já viu seguinte mudou completamente a régua mas temos um outro padrão de dirigente com outro tipo de Formação quanto tipo de compromisso eu diria que a gente tem é melhor Diretoria da história .

    Ah tá conduzir um processo de de concessão muito rigoroso apta a conduzir o processo de reequilíbrio econômico-financeiro privados da pandemia e das respostas regulatórias que a gente precisa obviamente tem que ser transplantado para todas as agências reguladoras e tem a desse teu esforço e eu tive esforço porque .

    Aviamentos pressupõe algum tipo de negociação política .

    Isso é inevitável até porque os nomes são sabatinado pelo Senado mas não pode haver transigência com relação à qualidade dos nomes que vão ser submetidos para as agências né entendo que a situação lá na para mim é mais uma demonstração que a gente precisa privatizar completamente sistema elétrico e com a boa regulação a gente não vai ter repetição desses episódios vamos lembrar que a companhia de distribuição não há ainda uma companhia estatal né que a ceia né .

    E nós tivemos a a linha de transmissão construída por uma empresa que fracassou em todos os é aquela se envolveu no Brasil fez o Lux da .

    Espanha Mas então precisamos então conciliar privatização que é fundamental para trazer investimento que é investimento virar é .

    Observe que a gente não está tendo problemas semelhantes em algumas e alguns estados que tiveram recentemente as suas companhias distribuições privatizados foram feitos 7 privatizações companhias distribuição novo antena né e precisamos uma regulação forte uma relação que atura é mas a regular regulação é fundamental desde o início e eu coloco esses Marcos regulatórios fazendo de saneamento a questão do gás e se pensa nessa dessa estrutura para se poder cobrar o resultado depois .

    E lembrando que o saneamento por exemplo houve divergência entre o que foi acertado pelo congresso e com o governo tem um veto em aberto ainda aí ser a ser discutido é que passa pela forma como isso vai atrair o capital privado também mas não falta regulamentação mais específica em todas as áreas a notícia questão do resultado pós-privatização eu acho que a gente já tem um arcabouço regulatório suficiente .

    E.

    A regulação não pode vê-la intervenção nem tão que eu entendo que a gente tem que exercer a regulação a gente tem instrumento suficiente na nossa legislação para cobrar desempenho para cobrar performance daqueles daqueles contratados né e tudo é realmente vai depender muito da qualidade do regulador né porque a gente instrumento jurídico para fazer com que a regulação funcional já temos é nós já temos Marco suficientes né e as agências reguladoras têm muito poder de regular mede construir a regulação de em construir os parâmetros para que efetivamente .

    Aqueles contratos sejam cumpridos a um uma questão também que é muito importante que a gente não pode deixar de enxergar que a estruturação dos projetos porque muitos problemas que nós temos hoje se devem a estruturação ruim e a por exemplo de casamento no passado a gente viu descasamento de demanda que o investimento a utilização dos bancos do banco público como variável de ajuste ou seja o projeto não fica de pé mas eu vou arrumar um subterfúgio que vai ser um juro subsidiado num percentual alto de débito de dívida para que aquele projeto faça sentido isso no não deu certo então a boa estruturação é fundamental para a gente ter sucesso é boa regulação também então é só nessas Vertentes que a gente tem que caminhar capa falando em estruturação de projetos Parece que realmente houve problemas nesse sentido lá atrás no .

    Amapá né e a gente sabe também que o Dylan para cá houve uma certa evolução nessa questão tentasse fazer projetos melhores e o que o mercado comenta que hoje não sei se eu concordo tem mais demanda por projetos bons do que aquelas que do que a nossa capacidade de estruturação desses projetos né como é que nós vamos poder é bem benesse já tá fazendo trabalho dele a caixa também Mas precisamos acho que de um somente o maior aí perto estruturação de projetos né a gente vai ter que usar todos os instrumentos estruturação que estão disponíveis né a ser capaz de botar esses projetos no mercado projeto o time de estruturação realmente a demorado porque vamos lá eu vou gastar 150 180 Dias estudando um determinado projeto ou submeter à consulta pública no mínimo 45 dias aí depois eu vou ter o tempo de capturar todas as contribuições e analisá-los individualmente fazer os ajustes submeter ao Tribunal de Contas curtir o Tribunal de Contas até publicar um edital é realizar um leilão da um processo é lento e aí a gente tem que dispor de todos os braços estruturação que estão a nossa nossa exposição e por isso a importância da fusão e a criação da infra que a pele já vem fazer e ela vai fazer nessa nova roupa que vai ser nada então a gente tem que ter sido nosso braço duração a importância do acordo com os multilaterais Banco Mundial bid pode ajudar muito na estruturação de projetos mas temos pacientes no BNDS com participação dos multilaterais para estruturação na caixa para estruturação então BNDS caixa são dois veículos importantes estruturação a Caixa tem muita capilaridade tá no Brasil inteiro .

    Observe um pouco coisas pouco exploradas mas nós este ano fizemos alguns leilões de iluminação pública para municípios projeto tornando pela Caixa e que foram bem sucedidos Ben 10 tem uma carteira enorme de projetos em todos os segmentos com destaque agora por saneamento básico né que a aprovação do aprovação do Marco vai destravar uma série de de projetos e Já começamos com leilão da concessão do serviço de água e esgoto da região metropolitana de Maceió fica super bem sucedido leilão da Conceição Silva Chaves o circo foi bem sucedido a gente pode usar suprimins permitem que ter obviamente um cuidado mas para alguns setores por exemplo setor de aviação seu de La Porte ela tá consolidável mecanismo que funcionou porque a gente conseguiu uma um elenco de estruturadores .

    Independentes que não tem interesse no ativo que o fundamental para uma Premier da Serra nós temos o própria Cadu Mas temos que trabalhar as nossas empresas de consultoria para que a gente tem a situação então nós temos consultoria trabalhando contratado pelo benesse tá trabalhando estamos trabalhando na nos 5 mil km o BNDS está estruturando hoje e Rodovia para nós então nós precisamos criar essa competência também no mercado de consultoria no Brasil para ter várias pernas e estruturação é isso .

    Oxossi tô leilão da coleta de esgotos de distribuição de água tratada da grande Maceió eu fiquei muito impressionado com esse leilão achei que foi pouco divulgado até pela e me parece isso me parecer espantosos as cifras se eu tiver errado sobre corrija por favor o preço mínimo era de 15 melhores o consórcio vencedor era 17 né ofereceu Dois Bilhões e 100 milhões e o preço mais baixo .

    Aparecido pelo consórcio que mais se aproximou da do preço mínimo é de 400 milhões os governadores não sabem o que tem a o valor do que ele sempre acredito que é partir deste leilão os preços vão mudar né porque .

    Os compradores .

    Estão interessados em pagar bem mais é na verdade é um ser é uma estruturação interessante porque eu tenho uma coisa muito importante que a receita é a receita vem da tarifa .

    Então eu tenho uma perspectiva muito forte de receita e isso dá uma uma viabilidade o preço dos projetos saneamento ou a gente tem como responder vamos maiores gafes do Brasil que é cigarro saneamento a gente pode um por mês a iniciativa privada caminhar na direção da universalização do serviço é um dois leilões que tem muita muito apetite né duas naturezas aliás três horas os leilões de saneamento tem tarifa leilão de iluminação pública tem tarifa de energia porque fazer um investimento de energia no Brasil hoje como fazer um leilão em renda fixa né porque o paro vou fazer uma linha de transmissão eu faço um investimento o risco de engenharia muito conhecido e no final das contas eu tenho uma receita anual permitida então eu consigo o garantir uma taxa interna de retorno bastante interessante e se eu for eficiente .

    Eu ainda tenho uma pizzaria que esse projeto todo tempo site e me fechado tá enxergando esses .

    .

    Upside .

    Então essa essa possibilidade de universalização do serviço aliado a garantia de tarifa faz com que os projetos sejam muito viável do ponto de vista financeiro choro perdeu os números confessa você eu sou aprendi é esperava com competição esperava um bom resultado agora o que aconteceu para estar na loja pois quantos roda .

    Alex ficar aqui alguns leilões de maior preço só legais mesmo assim dependendo do projeto o preço maior significa uma tarifa mais elevada e sua expansão foi custosa pois vai acabar na conta de água inclusive do do mais pobre talvez se explicar que os leilões têm entra a regulação para o modelo cada leilão tem o seu momento do .

    Espírito Santo foi diferente né já foi para o menor tarifa e ganhou a quem ofereceu uma o maior desconto na Quem ganhou ontem não muito dinheiro é o melhor leilão para o consumidor final dependendo desse projeto e às vezes vem para o estado .

    Observe as dificuldades financeiras que o Galeão há tempos atrás enfrentou porque por causa do o torna um valor de outorga altíssimo e uma dificuldade de gerar caixa para fazer frente aquela outorga então No final a eles tiveram dificuldade para fazer esse pagamento teve que entrar um investidor que comprou a parte da .

    Odebrecht que era changi de Cingapura e que aportou o dinheiro na frente para passar um tempo sem o pagamento de outono então ouvi muitas se passam do pagamento para que ele tivesse foi olho e ela fez isso no final das contas com uma questão de imagem o risco de Margem porque no final ela tava jogando dinheiro nesse vendo a dor e aquilo foi necessário para manter a solvência .

    Ea viabilidade do aeroporto .

    Então foi uma medida importante naquele momento mas assim o risco é como comemorar por outro lado é descontos altíssimos em concessões de rodovias hora puxa tivermos sessenta por cento de desconto na tarifa de pedágio que legal a gente tá com uma grande probabilidade de ficar comigo na mão porque se eu tive um grande desconto eu tô destruindo cacho e pode ser que eu tenho dificuldade pra .

    Oi jovens financeiros dificuldades para honrar o serviço da dívida para fazer um investimento por isso que a gente agora tá trabalhando modelo híbrido que a gente faz uma licitação para o menor tarifa mais cravo né trava um desconto máximo que é o desconto que num cenário de strass vai garantir caixa para o pagamento do serviço da dívida e também para a realização dos investimentos a partir daí que ganha se todos empataram no desconto máximo quem dá a maior tório que aí vai ganhar quem tem maior condição financeira e vai botar dinheiro na mesa se comprometendo já com projeto na largada citou o Galeão é Falando .

    Em aeroport qual é o cenário real até 2022 né até o término do governo de bolsonaro em relação aos aeroportos Quantos serão entregues hoje sobre na da .

    Infraero serão entregues à iniciativa privada todos todos forem tem um aeroporto que nós ainda Quais são os próximos leilões nós vamos fazer no primeiro semestre do ano que vem o leilão de 22 aeroportos são três blocos e o bloco Norte um cada bloquinho ancorado por um aeroporto importante né aeroporto que acaba tendo sendo o atrativo daquele bloco né nessa lógica de investimento cruzados a gente tem o bloco norte do aeroporto de Manaus Tabatinga até Porto Velho Rio Branco Cruzeiro do Sul e Boa Vista um bloco Central que ancorado pelo aeroporto de Goiânia e mas se também tem aeroporto de Palmas em .

    Imperatriz São Luís Teresina em Petrolina e um bloco Sul que tem o aeroporto de Curitiba com o principal aeroporto mas tem também Bacacheri Londrina Foz do .

    Iguaçu Navegantes Joinville Pelotas Bagé e .

    .

    Uruguaiana então a gente faz esses essa sexta rodada com Três blocos de aeroportos ai já estamos estruturando a sétima rodada sétima e última que a gente vem com 19 aeroport .

    Incluindo aí em Congonhas com aeroportos do Mato São interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul e o Santos Dumont aeroportos do Rio de Janeiro e Minas Gerais e aí a gente fecha assim vai ter transferir todos os ativos da .

    Infraero pensativo privado sem isso é interessante porque é o seguinte imagina o povo vai dar certo na tá na maior crise da aviação vocês vão conseguir trazer investidor é a pergunta que muitos pensam é o momento que nós fizemos para garantir que isso vai dar certo primeira coisa é .

    Observe que o nosso foco sem pegar investimento né .

    E então quê que nós estamos fazendo os acerto primeiro reanalizamos a demanda e adequamos a a demanda desses projetos as projeções de crescimento da aviação pode pandemia e a gente está se baseando nisso em todas as projeções daí a e dois tem uma regra no contrato que a gente mudou que é o seguinte lá atrás para participar de um leilão eu precisava ter no é curte na como chá um spa um operador aeroportuário que tivesse movimentado lá uma quantidade de passageiros a gente eliminou essa régua então a gente o seguinte .

    Olha pode participar qualquer um desde que tenha um técnico suporte realmente um acordo operacional com o operador aeroportuário que tenha movimentado as melhores porque os operadores aeroportuários notadamente europeus eles não se encrencar o som Brasil se trancaram no mundo inteiro porque a crise é Mundial todo mundo perdeu o respeito então alguns aeroportos alguns operadores Talvez tenho dificuldade de caixa para entrar nas suas concessões nem tanto eu tenho dinheiro sobrando no mundo né Tenho 17 e 30 e tá guardado sair eu juro negativo então faz o seguinte como mudar o perfil vamos trazer os fundos de investimento no início pode ser que eu tenha um operador aeroportuário entrando como contratado do do Fundo de .

    Investimento e aos poucos ele vai entrando no e eventualmente se tornar majoritário naquele naquele projeto .

    Então essa é a lógica e a gente imagina que isso vai dar certo pelo menos marca de saúde que nós estamos fazendo aí tá mostrando que nós vamos conseguir ter sucesso eu errei eu ia perguntar a respeito de concessões de rodovias que a gente tava falando antes sobre isso eu queria até a confirmação vocês são 7 mil km em estudo pelo Ministério para concessão para a iniciativa privada e aí eu queria saber qual seria o cronograma também relação a isso e o modelo de privatização porque a gente já vê se esse exemplo só setor da tarifa menor que o investimento não acontece a precariedade permanece é a mesmo pagando menos a não compensa para o consumidor .

    Então eu queria saber se o estudo é isso mesmo você a viabilidade e prazo a gente tem quase 15 mil km em estudo né então hoje nós temos aí praticamente cinco mil .

    I.

    I reta final de estruturação algum alguns desses alguns .

    Alguns desses já estão inclusive no TC.

    .

    U e com a br-153 em Goiás Tocantins tem reta final 63 parar a 38 Minas k262 .

    Espírito Santo e a nova dutra nós temos a a estruturação do Paraná terminando então das rodovias .

    Integradas Paraná lá são mais 3 mil km estruturação a FL contratou mais quatro mil o BNDS tá fazendo mais 7 tão só o BNDS tá estudando por Ministério 7000km essas as primeiras construções vão acontecer no ano que vem então ano que vem a gente vem começando já com essas né que estão no TC.

    .

    U destaque para Nova Dutra acho que vai ser um grande leilão tem muita inovação regulatória lá é e nós a gente vai fazer também as concessões das rodovias do Paraná no ano que vem são aquelas rodovias de foram estruturados na década de 90 então que tem uma característica né de ter um plano de negócio de privilegiada tem taxas de retorno que eram muito altas né que era é um risco da época então no final das contas são são concessões que o usuário não percebe muito que tá pagando tarifa paga muito alta e não tem a correspondência e prestação serviço é um melhorando bastante situação depois para Nova realidade e tem um padrão regulatório é como é que o bom ser feitas as licitações modelo híbrido né .

    Então a gente combina menor tarifa com maior outorga então ele o concessionário na ganhar a licitação quem dá uma ó desconto na tarifa só que assim desconta travado tem um desconto máximo previsto se ele quiser dar mais os conta não pode fazer se tiver empate no desconto máximo e esse desconto máximo é calculado por cenários trens Qual é o cenário é o mínimo de caixa que eu preciso ter para atingir com algumas financeiros para honrar o serviço da dívida para fazer um investimento a partir daí ganha licitação quem dá uma hora o Thor é porque aí ele está se comprometendo com projeto que está dando dinheiro para forte tem um mecanismo de isso .

    O que é o seguinte eu tenho uma tarifa diferenciado tarifa para pista simples tarifa para pista dupla e só começa a auferir a tarifa para pista dupla quando a duplicação tá interna entregue enquanto ele não entregaram aplicação a gente tá ele vai estar recebendo a tarifa de pista simples mas vai ter prazo vai ter prazo .

    Então esse prato amarrado Tem um mecanismo de compartilhamento de risco de demanda né .

    E como é que a gente faz Principalmente nos projetos que tem mais de um ciclo de investimento a gente garantir um percentual do vpl é Compartilha esse risco de que forma eu tenho um valor de outorga variável que é um percentual da receita e um garanto a esse percentual do vpl por meio da outorga variável se não houver frustração de demanda esse valor que eu reservei de outorga variável vir a modicidade tarifária e essa vitória variável também vai servir para amortecer variação de câmbio caso o investidor tome dinheiro no exterior porque aí eu vou para cada depreciação de câmbio ou a bato naquele valor de e se tiver apreciação de câmbio acrescento eu vou trabalhando com débitos e créditos uma conta gráfica até o final de período de financiamento deixando uma calda contratual para fazer o acerto de contas da modelo bastante sofisticado tem agradado bastante aí o mercado a gente tem ouvido muito né acho que a gente vai ter licitações aí bastante concorridas trazendo novos preço preço que ainda não estão posicionados no mercado mas agora segue uma referência internacional para definição desse modelo segue porque a gente fez isso em parceria com o Banco Mundial a gente procurou trazer o que tem de melhor prática para cá fusíveis rodovias todas vão ter um padrão de classificação de segurança que é mundialmente conhecido que é o wep então assim a rodovia que tiver lá uma classificação não determinado número de estrelas no Brasil vai ter a mesma correspondência daquela Rodovia europeia que tem aquele mesmo número de estrelas tem o serviço para os caminhoneiros com os postos parado descanso então assim tem a questão das caixas de brita tem sistema de detecção de incidentes .

    Então acho que a gente vai conseguir melhorar muito apreço o usuário carlucho vamos lá casa Ministro é eu queria que o senhor comentasse um pouco também sobre a importância da diversificação da nossa Matriz de transportes mas tu não falou que muita rodovias pelo importante ferrovia .

    Era o porto e esse província o Brasil tem tanto Rio por quê que até hoje não pensou em utilizar todo esse recurso para transporte para hidrovias e eu queria saber se vocês estão pensando nisso nós sabemos de projetos aí nesse sentido .

    Estamos pensando assim a gente tem um desafio que é transformar Rio hidrovia aí que são coisas distintas né apesar de parecer a mesma coisa então tem que ter uma preparação para para aquela para aquele rio recebe a carga que investimento nós estamos fazendo investimento em balizamento finalização é dragagem então a gente tá preparando a hidrovia do Madeira hidrovia do Madeira tá recebendo uma dragagem permanente a gente tá entrando lá também com sinalização balizamento o cobras grandes de derrocamento para fazer uma Kel derrocamento do Pedral do Lourenço na hidrovia do Tocantins certo que a gente tá agora retomando a operação de eclusas de Tucuruí .

    E aí precisa fazer o derrocamento do Pedral para dar perenidade a hidrovia para a gente tá fazendo simulações para tentar a trabalhar lá com comboios né de 19 marcações né 33 fazer um comboio dessa 18 mil toneladas que eu tô passando pela hidrovia eu consigo passar essa com esse Comboio noventa porcento do tempo aí tem outra obra aqui em São Paulo que é o derrocamento pedal de Nova .

    Avanhandava que é importante para hidrovia no Tietê mas acho que são as duas grandes obras de derrocamento nós estamos no ano HD 2021 a gente contrata recuperação de quatro eclusas no Rio Grande do Sul .

    A ideia é usar a hidrovia do Taquari e também a hidrovia do Mercosul com a dragagem da Lagoa dos Patos é Tamos com investimentos programados na hidrovia do Paraguai né com é um pedido de estações de transbordo de carga e vamos entrar lá também com serviço de dragagem e sinalização .

    Então existe um foco nosso para que para que a gente usa a hidrovia também e assim como a gente fez no BR do mar estamos preparando um projeto de lei que eu ganhei do Rio para trazer para dar mais uns fazer mais incentivos das europas é fácil contar um pouco mais sobre isso é saber do rapaz estruturação deixar amadurecer mais para a gente conversar sobre eu sou de uma geração dos nostálgicos do transporte Se Ferroviária transporte de passageiros e alguma perspectiva de ser retomada em larga escala transporte de passageiros ou não na prioridade absoluta vai ser para carga prioridade absoluta vai ser pagar e porque o transporte de passageiros não é interessante agora porque dificilmente ele já era receita dificilmente você vai conseguir botar um projeto que a .

    Intense bom então de pé com valor de tarifa só de passageiro eh eles podem coexistir pode mas a gente tem que ver o seguinte onde a gente tem operação de passageiro hoje a gente tem para marcação social que é o caso da hidrovia da ferrovia de Carajás que faz o transporte Parauapebas para São Luís e da ferrovia vitória-minas que faz lá o transporte Belo Horizonte para Vitória é não da receita no final das contas temos a competição entre o trem de carga e o trem de passageiros você tá tirando capacidade da ferrovia de carga e quando tem o passageiro e carga coexistindo quem governa operação é o passageiro por uma questão de segurança então é muito difícil de fazer sentir eu acho que a gente tem uma deficiência grande transporte Ferroviário a gente tem que primeiro focar aquilo que vai dar receita imediata e vai trazer e estrutura o que que vai trazer a estrutura no primeiro momento é carga que é isso que vai dar receita depois a gente pode pensar em ver o que que se viabilizem tem o transporte passageiro da Globo é isso fica muito claro de perceber que quando a gente faz uma concessão de ferrovia em nenhum momento a gente Veda transporte passageiro apenas falta interesse por que que eu concessionário não explora porque não dá dinheiro só para saber só esse dessa .

    Europa funciona tanto que até muito subsídio estatal subsidia o capital é pesadíssimo .

    Então como não dá retorno estado entra com muito dinheiro e é o que a gente não pode fazer aqui se eu escolher um papel dos militares na execução de obras por exemplo seu Batalhão de .

    Infantaria do .

    Exército é então me pergunto se eles têm expertise para isso até porque existe uma coisa até Mística né olha o exército poderia ir lá e executar obras qual é o papel e ele repetisse eles têm expertise para isso vamos lá acho que tem um papel importante principalmente em algumas regiões onde a iniciativa privada às vezes Platina às vezes até um pouco mais dificuldade exemplo .

    Amazônia trabalhar na é porque você trabalha quatro meses por ano é desesperador você preparar uma base fazer o trabalho tal compadre monitora grau de compactação bonitinho quanto tá pronto bateu o celular não sei o que bola só .

    Auto Shopping você pede para o Susanoo e tá trabalhando na .

    Amazônia você tem que perceber o seguinte eu vou produzir material durante o inverno para aplicar durante esperando você faz um planejamento você vai trabalhar sete oito meses do ano para de fato produzir 14 e às vezes as construtoras não aguentam isso é então aí a gente mantém alguma algumas obras com exército principalmente em uma vez que tenham essa característica de certa forma é importante para manter o exército trabalhando porque a melhor forma de formar o profissional é na própria obra .

    Então como é que o exército forma a reserva ob é de engenharia ou seja aqueles profissionais que na guerra vão fazer estrada vamos fazer poço artesiano ou fazer o que eu fiz noite que que é companhia de engenharia para missão de força de paz fazer a noite fazia Rodovia fazer a drenagem .

    .

    Urbana fazer a pavimentação .

    .

    Urbana perfurava posto vai fazer isso tomando tiro quanto tempo Sete meses né então você você você se prepara na paz para fazer o que você faria numa situação de conflito e no final das contas é o melhor primeiro emprego que tem porque muitas vezes você incorporam soldado Copa um jovem que não tem informação e ele lá vai ser vai vai ganhar um uma uma formação ele vai ser vai aprender ser Carpinteiro ele vai ser auxiliar de topografia ele vai se vai virar mestre o chefe de campo de terraplanagem de equipe de pavimentação ele vai virar operador de máquina e muitas vezes quando acabar o tempo dele serviço militar ele já vai sair dali empregado então é excelente o primeiro emprego né e o exército tem realmente experiência tem um acervo de obras muito grande né e ele consegue é aliar a competência experiência daqueles militares mais antigos e formar os novos .

    Então cara chega lá não vim né ele começa a trabalhando lá como auxiliar de topografia Vila chefe de campo depois ele vai para a máquina aí levar operar o trator de esteira tá quando ele tá saindo do quartel já tá na mão nivelador aqui é uma máquina mais complicado né então ele vai degrau por degrau e sai dali super capacitado a o mercado eu acesso dá conta de fazer essas obras a gente tem que respeitar o limite operacional para os batalhões também não tem um a cidade é enorme para fazer um monte de coisa tem muito comum exemplo ela termina uma obra eu penso a mesma coisa para poder isso aí tem uma obra que tá lá bate lá vou trazer essa fazer aqui calma gente não é assim isso não os padrões tem uma capacidade operacional mas quando vão fazem com muito Capricho com muita dedicação com muito profissionalismo .

    Alex bem isso agora uma pergunta do agronegócio essa daqui é um indo em direção ao norte de Mato Grosso só para explicar para quem acompanha tem dois projetos importantes e tem a ferro grão do zero importante bilhões em investimentos que tem que sair de papel e tem a extensão da malha Norte é mais simples você chega até comparando com a ferro Glória bem mais simples é só que é mais simples o avanço também para cada é tão segurando uma para com a outra posso sair do zero é legal essa pergunta é e não é porque o seguinte era a mesma mais simples tem que ser construída que .

    Observe é essas essa essa extenção na ferronorte é a na verdade assim a ligação de Rondonópolis para Lucas do Rio Verde Na verdade até Santarém ela já estava no contrato original da ferronorte e ela foi devolvido em tão intensa que ele não faz mais parte do contrato da concessão então eu vou ter que anexar de novo aquilo então certa forma é um novo ramal Ferroviário agora por que que eu vou atribuir o ramal a concessionária que já opera sem licitação e é possível é até contratualmente é possível só que tem que ter uma construção isso tem que ser explicado se tem que ser conversado com o Tribunal de Contas da .

    .

    União como se faz assim se o projeto de autorização já tivesse passado no Congresso esse tipo de abordagem seria muito mais simples então passar isso no Congresso é importante outra coisa que é o seguinte eu posso ter os dois projetos que existindo ferro grão e extensão da ferronorte posso eu preciso comunicar isso é legal muito porque isso de fato vai trazer a competição porque do contrário eu vou colocar todo .

    Agro na mão de um único operador que por mais que ele vai buscar a carga mais longe ele vai ter liberdade absoluta para cobrar a tarifa que quiser quando eu jogo uma outra concessão para o norte eu estou provocando a competição em que competição frete vai desarmar .

    Agora eu tenho que falar para esse cara que quer fazer a ferrogrão que é possível as duas coisas eu faço isso bom o quê que pode impactar ferro não tem um projeto Green fios super desafiador primeiro é demanda olha se a ferronorte vai entrar em operação e ela vai ser estendida e vai alguma coisa da demanda eu vou perder .

    Opa se eu vou perder de manga eu vou ter que requebrar em relação àquele cenário que eu tinha segunda coisa meio ambiente apesar de a gente ter previsto aí tá trabalhando muito numa boa modelagem ambiental eu posso ter um valor a ser despendido com compensações maior que aquele que primeiro .

    E aí eu tenho que mitigar esse risco também terceiro desapropriações eu posso ter um gasto maior com desapropriações e quarto é vamos supor que já que eu vou pegar Rondonópolis e vou levar até Lucas do Rio Verde porque não essa concessão na ferrão que tá saindo Sinop até me desculpa também não desce até Lucas do Rio Verde .

    Então eu tenho um a distensão que representa um aumento de carga para essas quatro possibilidades eu tenho que ter um colchão financeiro que de tranquilidade que esse investidor entrar na ferro grão como é que eu cresci colchão financeiro ali eu não estou usando outorga livre para fazer o ramal queria ser Kaxeta eu não estou usando outorga livre das prorrogações antecipadas para fazer é pior eu não estou usando outorga alívio para fazer ferrovia de .

    Integração centro-oeste eu vou usar o talco a livre para criar uma esc para criar uma conta vinculada a concessão que vai dar um colchão financeiro para todas essas e pote reequilíbrio .

    Opa deixei a ferro grão viável mesmo com a extensão da ferronorte aí eu faço as duas Denise a gente falou muito de concessões privatizações eu queria saber nos seus planos .

    O que que tá previsto com recursos públicos para o ano que vem o que dá para avançar com a infraestrutura é .

    Observe nós temos a gente tem que estar ciente da alimentação .

    Eu falo isso para todos os parlamentares que vão lá o Zé se reúne com a bancada na cara isso aqui é urgente aqui é importante aqui ela não peguei necessário beleza tudo tá importante da 15 Hibisco Às vezes tem 700 milhões de pistão do ano que vem que que a gente vai paralisar então o que que acontece o ministério dos transportes na 2013/2014 chegou até 20 Bíblia orçamento e naquela época você tinha secretaria especial de portos e Secretaria de .

    Aviação Civil é um dos Ministérios na parte quando tiver nós temos 7.6 .

    E é isso que nós temos .

    Então beleza é com isso que eu vou ter que trabalhar então quê que nós vamos fazer primeiro priorizar o que está .

    Andra priorizam que está em andamento segunda eu tenho que não dá para pulverizar muito recurso ir e eu vou usar nós na hora de elaborar o orçamento necessariamente eu vou ter que botar alguma coisa em cada um dos projetos estão andando significa que se eu tô pulverizando as bancadas não podem pulverizar .

    E aí as bancadas instrumento poderoso na mão e são as emendas de bancada e tem que ser que o 247 milhões de reais isso dá para fazer muita coisa significa que se as bancadas concentrar em Recursos em obras que são estratégicos para os seus estados a gente consegue avançar muito naquilo que estratégico e sente parar para pensar em cada estado a gente vai descobrir obras que são muito importantes mas que outros vamos pegar o .

    Estado de Santa Catarina a gente vai concluir esse ano 285 em dezembro a gente tá andando bem na 282 só com três obras importantes em Santa Catarina 470 280 e a 163 São essas tem que receber dinheiro no Rio de Janeiro Nós temos duas Chagas lá na estrutura quais são o arco Metropolitano do Rio a493 principalmente a ligação de manilha para Santa Guilhermina duplicação que ficou inacabado e a subida da Serra de Petrópolis .

    Então essas duas tem que receber dinheiro é e em cada estado eu vou por exemplo espírito santo é fácil qual é a obra mais importante do .

    Estado de São Paulo para pública mais importante ó é algo que faz que que tira 101 de dentro do município da Serra município mais populoso do .

    Estado então para cada uma dessas para cada um desses estados eu vou energia alguma obra que seja mais importante para tentar convencer o Parlamento para colocar ali recurso a gente está sendo bem sucedido nessa abordagem foi bem despediu do ano passado eu espero que a gente seja bem sucedido esse ano então a gente consegue engordar um pouquinho orçamento sem nenhuma lavar isso fiscal e a gente vai ter o suficiente para trabalhar ao longo do ano que vem e obviamente priorizando aquilo que está em andamento e artesãs as festas dos governadores também relação a isso tem nós temos fazer uma conversa muito boa com o ganhador de Pernambuco .

    Olha você tem problema na 232 238 está delegada ao estado é .

    Eu até tenho interesse em fazer a obra mas eu preciso do seu apoio para ajudar junto à bancada para quem estraga os recursos e a gente para o céu você curte eu consigo a gente pega de volta dos 32 e a gente visita por exemplo a uma bom então então tenha conversa também foi bem conjugador chuchu Ministro .

    O senhor chegou ao governo quando o seu nome foi anunciado ainda na formação do governo logo após a eleição do presidente Jair bolsonaro sem grandes holofotes outros ministros chegaram com a peste de superministros né alguns continuam outros saíram mais aos poucos o senhor foi ganhando aprovação não só interna mas também não opinião pública quer fazer uma pergunta para além da infraestrutura só tem pretensão política os eu pensaria .

    Em algum momento é concorrer a um cargo público seja para o legislativo até pro executivo zero pretensão Zé nunca teve no meu sonho nunca teve no meu plano é Beija .

    Eu tenho uma super equipe .

    Essa é a grande questão grande diferencial quem maior antes do governo bolsonaro ninguém um ilustre sequência é o bolsonaro me deu me abriu a porta e me entregou o ministério me deu uma responsabilidade me deu apoio que nós jantar .

    Ele me dá um grande não me dá apoio tem me deu Total apoio me deu liberdade me deu a possibilidade de escolher um grande time me dá em incentivo que isso é importante ter uma liderança fenomenal os meninos são muito tem muita admiração pelo presidentes uma coisa bacana ele exerce liderança isso é uma coisa que só quem tá dentro do vendo percebe mas de certa forma existe uma diferença muito grande pela pelo presidente que eu não vem outro governo então é um cara que tem uma liderança nunca extremamente carismático e só percebe isso na verdade quem convive com ele tá então então ele abriu essa porta para nós e a actividade do ministério é muito técnica ela não permite muito desvio de foco e por ser técnica para gente ter sucesso a gente tem que dizer muito não se você tem que dizer muito não você não pode ter esse tipo de pretensão você tem que dar muito focado no que você faz então você tem que estar completamente tranquilo com relação a expor no não tá no plano não quero saber disso eu posso dizer meu não aqui à vontade Vamos embora porque tá todo mundo ganhando até os filhos o presidente ganhou no ministério Carla o ministério da infraestrutura sempre foi alvo de disputas ali de grupos de políticos porque têm um tem caça bilionário de seis bilhões de reais você comentou você colocou ali dentro dois Delegados da Polícia Federal ex para investigar justamente casos de corrupção como é que vai indo Como é que vão ainda essas investigações se eu não me engano esse ano foi lançado operação índia ou em caso de desvio de 10 milhões de reais na .

    Infraero e já classe passando aqui para deixar mais passando aqui que mais que ele tem feito ele o que que ele estamos cobrindo ali onde é que me perguntando ah .

    A roxa e aí por que que você trouxe um Delegado de Polícia Federal com o ministério eu respondi .

    Exorcismo é melhor vocês irem planta mau espírito que é uma beleza não sabe Padre estarem lá o sofá está lá já sucesso ah não agora que que eles estão fazendo vamos bolar um programa chamado radar anticorrupção que na final das contas é um grande programa de Gestão de Risco é um programa de integridade calcado em alguns Pilares então um deles estabelecimento de um canal fácil e seguro de denúncia as pessoas preciso se sentir à vontade para fazer denúncia os seus se sentir seguras para fazer denúncia aí a gente recebe suas denúncias e vai tratar é isso você vai ver aquilo que tem materialidade que não tem materialidade como é que chegar coisa também sem pé nem cabeça segunda coisa análise de integridade de dirigente .

    Então já fizeram mais 500 análise utilizar então primeiro nós estabelecemos portaria se importaria é o processo seletivo ajuda .

    Então quem vai ser dirigente hoje o inseto tem que passar por um processo seletivo que o superintendente do denit inteligente por depois do processo seletivo é feito uma naja integridade por essa área então vamos ver se esse cara responde processo se se ele tem os requisitos éticos né para assumir uma posição é se ele não está envolvido em problemas se a gente já pegou de todo lá é caro sentindo problema de desvio ético porque se envolverem em problemas que na nossa percepção são gravações ficar até eliminado do processo seletivo é o terceiro eles fazem as visitas aos as pontas as vinculadas é para verificar o seguinte ele faz um trabalho supervisão ministerial da para verificar se os padrões de integridade nessa seus padrões de governança estão sendo observados item riscos e oportunidades de melhoria .

    Então se produzem os relatórios para a gente fazer o tratamento a sua presença obviamente tem um papel é de sua dor é tipo .

    Azul daí nós nós fizemos a teve a sua primeira operação de polícia já em função do trabalho da secretaria de integridade governance verificou problema tinha materialidade levou para Polícia Federal aí foi montada uma operação e acabou é então a operação eclodir os certo então tem um papel fundamental e eu acho que isso é uma grande baliza um exemplo a ser seguido início é uma pena mas o nosso programa vai chegando ao fim eu queria agradecer sinceramente a aceitação do convite foi ótima entrevista durante uma hora e meia tratamos de vários problemas ainda havia haveria muitas perguntas a fazer é muito obrigado por tanto .

    Espero que você tenha gostado também .

    Eu que agradeço .

    Augusto assim encostei a gente sempre fica em Pânico ante a gente lá no entrevista dessa a franquia puxa avisar que vou falar mesmo mas você conseguiu me deixar papo foi a gente tá sempre aprendendo agradeço muito convite que entendo outros convites a gente vai sair lá com muita muito prazer e termina aqui a nossa entrevista com o ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas agradeço a presença do ministro e da nossa bancada formada por quatro jornalistas Denise Campos de Toledo Carla .

    Aranha .

    Alexa Salomão e Silva lavar nosso problemas está disponível em todas as plataformas do grupo Jovem Pan obrigado pela audiência e até a próxima segunda às 9:30 da noite .

    E aí [Música]

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